Prazeres Diversos - uma breve introdução


Nada deixamos para trás quando deixamos este mundo. Então o melhor é aproveitar enquanto cá estamos.
São os pequenos prazeres que dão sentido à vida. Pelo menos as melhores recordações que tenho estão relacionadas com os pequenos prazeres que quero partilhar com vocês.
Existe algo melhor que um bom jantar, rodeado de amigos?
Ou a leitura de um livro junto à lareira, com uma caneca de chocolate quente ou até de um Whisky, enquanto lá fora o vento sopra e a chuva cai?
Ou um bom filme? Boa musica?
São esses os pequenos prazeres de que falo (há outros prazeres mas esses não os considero pequenos).

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Haruki Murakami

Confesso que nunca fui dado a unanimidades, quando toda a gente me gaba um livro ou um filme fico a maioria das vezes desconfiado e por causa do meu mau-feitio evito-os. Aconteceu com os livros da série Harry Potter (não li nenhum e ao fim destes anos todos continuo sem vontade de os ler); aconteceu com o "Código DaVinci" (li porque mo ofereceram e não compreendo o porquê de tanto entusiasmo à volta do livro) e aconteceu com "Kafka à beira-mar".
Mas ao contrário dos outros todos "kafka à beira-mar" foi uma revelação, abriu-me as portas para o universo fantástico dos livros desse escritor genial que é Haruki Murakami.




Haruki Murakami nasceu em Quioto no Japão em 1949 (12 de Janeiro) e vive actualmente nos Estados Unidos. É um dos mais populares escritores da actualidade, aclamado quer pela crítica quer pelos leitores.

E é na minha opinião um dos melhores escritores no mundo a par de Rushdie, Roth, Llosa e Saramago.



Dos livros já publicados em Portugal confesso que ainda não li os três abaixo:




mas os restantes já os li (devorei será o termo mais correcto) e devo dizer que a cada livro que leio dele mais me sinto fascinado pela sua escrita dizia um crítico sobre um dos seus livros que: "é impossível largar um livro de Murakami até chegar ao fim" e garanto-vos que é verdade.

Um pouco perturbador mas lindo e profundo um dos melhores livros do autor...




O livro dele que mais vendeu em Portugal. Uma obra prima...


Tal como o Norwegian Wood é por vezes perturbador (sem excessos) mas magnifico.


Segundo a tradutora este livro fazia parte de uma trilogia mas os restantes livros (os primeiros da trilogia) não foram (ainda) publicados em Portugal. Fico à espera.



Se os livros anteriores me fascinaram e prenderam este merece o titulo de favorito se tal titulo se pode dar a um conjunto inigualável de livros onde a constante é um talento e imaginação sem fim.
Acreditem em mim Murakami é como uma droga. A partir do momento em que começarem a ler não vão querer parar.

Sem comentários: