Prazeres Diversos - uma breve introdução


Nada deixamos para trás quando deixamos este mundo. Então o melhor é aproveitar enquanto cá estamos.
São os pequenos prazeres que dão sentido à vida. Pelo menos as melhores recordações que tenho estão relacionadas com os pequenos prazeres que quero partilhar com vocês.
Existe algo melhor que um bom jantar, rodeado de amigos?
Ou a leitura de um livro junto à lareira, com uma caneca de chocolate quente ou até de um Whisky, enquanto lá fora o vento sopra e a chuva cai?
Ou um bom filme? Boa musica?
São esses os pequenos prazeres de que falo (há outros prazeres mas esses não os considero pequenos).

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

GULA

A gula é um dos sete pecados mortais (dizem) nesse caso vou arder no Inferno. Mas como não quero passar a eternidade sozinho (não que isso fosse possivel) vou compartilhar com vocês algumas receitas para vos fazer cair em tentação.
Como dizia o outro (já não me lembro quem) "a única maneira de se livrar das tentações é entregar-se a elas" (ou qualquer coisa do género).
Assim sendo deixo-vos a ementa completa (entrada, sopa, prato de peixe, prato de carne e sobremesa). Não apanhem nenhuma indigestão.

Ora a ementa é:
Entrada: Cogumelos recheados com marisco
Sopa: Sopa de Peixe
Prato de peixe: Bifes de Atum com Tomate e Salsa
Prato de carne: Costeletas de Borrego com Ervas Provence
Sobremesa: Gelado de Café


Cogumelos recheados com marisco

Ingredientes:

36 cogumelos grandes
3 colheres de sopa de manteiga
225 g de carne de sapateira
2 colheres de sopa de farinha
1 colher de sopa de cebolinho
1 colher de sopa de mostarda de Dijon
3 colheres de sopa de sumo de limão
2 colheres de chá de molho inglês
2 colheres de chá de manjericão
60 ml de xerez
80 ml de natas magras
250 ml de molho Béarnaise
Confecção:

Lave os cogumelos e tire-lhes os pés. Coza as cabeças em água com um pouco de sal e pique os pés. Aqueça a manteiga numa frigideira e refogue o marisco e os pés dos cogumelos. Salpique com a farinha e deixe em lume brando durante 2 minutos. Deite depois os restantes ingredientes (excepto o molho Béarnaise e as cabeças de cogumelo). Deixe em lume brando até engrossar. Aqueça o forno, e se tiver utilize o grelhador. Recheie as cabeças dos cogumelos com o preparado e coloque num tabuleiro. Cubra cada cabeça com uma porção de molho Béarnaise, e coloque o tabuleiro no forno até alourar (se possível utilize o grelhador). Sirva muito quente.

Sopa de Peixe

Ingredientes (4 pessoas):

500 g de safio ou outro peixe
300 g de enguias
10 cl de azeite
2 dentes de alho
150 g de tomates frescos
100 g de cebolas
1 ramo de salsa
4 fatias de pão caseiro
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
Confecção:

Amanhe e limpe o peixe. Corte em bocados e ponha em água fria para sangrar. Leve um tacho ao lume com o azeite e deixe aquecer. Pique os alhos e a cebola. Junte-lhes a folha de louro e o ramo de salsa. Entretanto, tire os pés aos tomates e escalde estes em água a ferver. Retire a pele e as sementes. Corte em dados pequenos. Junte o tomate ao refogado. Deixe apurar um pouco. Adicione água e seguidamente o peixe, deixando cozer. Retire a folha de louro e o ramo de salsa. Tempere com sal e pimenta. Polvilhe com salsa picada. Corte o pão em dados e frite no azeite. Sirva com a sopa.


Bifes de Atum com Tomate e Salsa

Ingredientes:

600 g de atum fresco
sal
pimenta em grão
4 dentes de alho
2 limões
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de banha
2 cebolas
400 g de tomate
1 pimento verde
1 dl de vinho branco
salsa



Confecção:

Corte o peixe em filetes e tempere-os com o sal, a pimenta mal moída, os alhos descascados e cortados, e bastante sumo de limão. Deixe repousar 1 hora. Prepare entretanto um refogado com o azeite, a banha e as cebolas descascadas e cortadas em meias-luas. Quando a cebola ficar translúcida, junte o tomate pelado e o pimento em rodelas e tempere. Deixe ferver em lume brando e regue com o vinho e um pouco de água. Quando voltar a ferver adicione os pedaços de atum e a marinada, cubra com o molho e deixe cozinhar em lume brando. Sirva polvilhado com salsa picada.


Costeletas de Borrego com Ervas Provence

Ingredientes:

16 Costeletas de Borrego (Alternativa: costeletas de porco ou entrecosto)
2 dentes de alho
1 cebola
2 dl de Vinho Tinto
1 colher de sopa de Manteiga
Ervas Aromáticas (Provence)
1/2 cubo de Caldo de Carne
Azeite
Sal e Pimenta
Confecção:

Aquece-se azeite numa frigideira, juntando-se em seguida as costeletas. Quando se voltam, salpicam-se com os alhos picados e, logo que este comece a alourar, acrescenta-se a cebola picada. Temperam-se então de sal e pimenta. Quando a cebola começar a alourar, retira-se a gordura em excesso da frigideira e junta-se o vinho tinto, uma pitada de ervas, a manteiga e o caldo de carne, esperando um pouco antes de juntar cada um dos ingredientes. Retiram-se as costeletas e deixa-se reduzir o molho. Servem-se as costeletas com o molho por cima e acompanhadas com batatas alouradas.


Gelado de Café

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
4 folhas de gelatina branca
1/2 litro de natas
3 cafés fortes



Confecção:

Batem-se as natas em castelo. Depois, à parte, derrete-se a gelatina com cerca de 3 colheres de água a ferver e junta-se em fio ao leite condensado e mexendo rápido e bem. Por fim juntam-se as natas e envolve-se tudo com a colher de pau. Depois de estar pronto separa-se o preparado em duas partes iguais (pode-se também juntar o café a todo preparado, sem o separar); a uma das partes junta-se o café e a outra fica em creme simples. Na forma de fivela ou outra, põe-se uma camada de creme simples, uma camada de creme com café e assim sucessivamente até terminar. Coloque para gelar. Convém cobrir com película aderente.
Nota: A gelatina tem de estar de molho durante cerca de 20 minutos.


Sugestão do chef Marcelo (eu):

Acompanhe as entradas, sopa e prato de peixe com um vinho branco (a minha sugestão vai para um Convento da Vila) mas a escolha é vossa.

Para o prato de carne sugiro um tinto seco e encorpado (a minha sugestão vai para um Quinta da Espinhosa) mas uma vez mais a escolha é vossa.

Para a sobremesa uma aguardente velha.


Espero que gostem.



3 comentários:

indio disse...

E depois disto tudo comido e bebido...
Uns sais digestivos

É capaz de ser um pouco de comida a mais para mim (pelo menos para uma só refeição)

Anónimo disse...

Este post deixou-me na dúvida.
Assim a modos que com uma sensação estranha e dividido.
Por um lado abriu-me o apetite
Por outro lado tanta comida faz-me lembrar um almoço de casamento ou algo do género. E eu não me dou lá muito bem com esse tipo de refeições.

marcelo disse...

Indio:
Ou bem que se almoça ou bem que mais vale estar quieto. Isto é para ir saboreando enquanto se conversa com os amigos. Garanto-te (já o experimentei) que não é comida a mais para uma refeição.

Anónimo:
Isto não é daquelas refeições feitas em série. Isto é para ser preparado em casa com calma. Quando tiveres visitas especiais e queiras impressionar.
Vais ver que não te dás mal.