Prazeres Diversos - uma breve introdução


Nada deixamos para trás quando deixamos este mundo. Então o melhor é aproveitar enquanto cá estamos.
São os pequenos prazeres que dão sentido à vida. Pelo menos as melhores recordações que tenho estão relacionadas com os pequenos prazeres que quero partilhar com vocês.
Existe algo melhor que um bom jantar, rodeado de amigos?
Ou a leitura de um livro junto à lareira, com uma caneca de chocolate quente ou até de um Whisky, enquanto lá fora o vento sopra e a chuva cai?
Ou um bom filme? Boa musica?
São esses os pequenos prazeres de que falo (há outros prazeres mas esses não os considero pequenos).

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Só mais uma para acabar

Segundo as notícias que ouvi hoje o comitê Nobel decidiu atribuir o Nobel da Paz ao presidente dos EUA o Sr. Barack Obama.
Não é que eu não goste do homem ou tenha algo contra os americanos - mas tal como não concordei quando atribuiram o Nobel ao Gore também desta vez não concordo.
É verdade que ele quer fechar a prisão de Guantanamo Bay (uma das maiores nódoas da história dos EUA - e já tiveram umas quantas); é verdade que ele quer retirar as tropas americanas do Iraque, mas apenas para as levar para o Afeganistão onde a guerra está mais acesa...
Ele tenta, ou diz que quer tentar, mudar a imagem dos EUA no mundo mas enquanto houver um soldado americano no mundo em acções de guerra (não incluo aqui bem entendido as acções de manutenção de paz sob a égide da ONU) nem ele nem qualquer responsavel politico (não importa o país) poderia ou deveria receber o Nobel da Paz.
Mas se já o atribuiram a terroristas (Arafat), porque não ao presidente de uma nação tão pronta para a guerra como os EUA?
Havia outras opções bem mais válidas do que ele (aqui há dias li qualquer coisa como 200 candidatos).
- Piedad Cordoba da organização colombiana Colombianas y Colombianos por la Paz;
- Sima Samar dirigente da Comissão Independente dos Direitos Humanos do Afeganistão, enviada especial da ONU para o Darfur fundou a Shuhada, organização dedicada aos cuidados de saúde, sobretudo para as mulheres afegãs;
- a organização Cluster Munitions Coalition;
- a organização Handicap International;
- Denis Mukwege fundador do hospital Panki na República Democrática do Congo;
Qualquer um dos mencionados estavam nomeados e mereciam o Nobel, na minha opinião, mais do que o sr. Barack Obama.

A menos que com a atribuição do prémio queiram obriga-lo a mudar ainda mais a politica externa dos EUA, mas nesse caso talvez existissem outras formas de pressão.

E já agora o Nobel da litratura foi para uma escritora romena nacionalizada alemã Herta Müller, eu só tenho uma ou duas perguntas:
Quem é ela? - nunca tinha ouvido falar dela embora segundo li na imprensa já tenha recebido diversos prémios...
Quando é que vão finalmente fazer justiça aos escritores que ano após ano vão esquecendo? - Vargas Lllosa, Kundera, Roth, Maloouf... já para não falar naquele que mais o merece e que por cobardia da academia nunca o vai receber falo claro está de Salman Rushdie.
Desde Saramago e Gunther Grass que não há uma escolha com a qual eu consiga concordar...

Sem comentários: