Prazeres Diversos - uma breve introdução


Nada deixamos para trás quando deixamos este mundo. Então o melhor é aproveitar enquanto cá estamos.
São os pequenos prazeres que dão sentido à vida. Pelo menos as melhores recordações que tenho estão relacionadas com os pequenos prazeres que quero partilhar com vocês.
Existe algo melhor que um bom jantar, rodeado de amigos?
Ou a leitura de um livro junto à lareira, com uma caneca de chocolate quente ou até de um Whisky, enquanto lá fora o vento sopra e a chuva cai?
Ou um bom filme? Boa musica?
São esses os pequenos prazeres de que falo (há outros prazeres mas esses não os considero pequenos).

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Sugestões de Natal

Aqui há tempos comecei a seguir um blogue que é feito por amigos da minha afilhada. Um grupo de jovens que tem em comum a paixão pelos livros.
Como eles mesmo já me disseram não querem fazer critica profissional apenas divulgar livros que eles vão descobrindo e de que gostam.
E na verdade entre os cinco autores tem divulgado livros e géneros bastante diferentes mas sempre livros com qualidade.
Queria aproveitar a aproximação do Natal para fazer algumas sugestões de livros para oferecerem (não a mim - nem tão pouco aos autores do blogue - que já os lemos). São livros que descobri precisamente ao visitar o blogue deles.

O primeiro livro é um romance histórico:
O ESPIÃO DE D. JOÃO II de Deana Barroqueiro um relato da magnifica viagem de Pêro da Covilhã.

O formidável Espião de D. João II possuía qualidades e talentos comparáveis aos de um James Bond e Indiana Jones, reunidos num só homem. A memória fotográfica, uma capacidade espantosa para aprender línguas, a arte do disfarce para assumir as mais diversas identidades, a mestria no manejo de todas as armas do seu tempo e, sobretudo, uma imensa coragem e espírito de sacrifício, aliados ao culto cavaleiresco da mulher e do amor que o fascinavam, fazem dele uma personagem histórica única e inspiradora.
El-rei D. João II escolhia-o para as missões mais secretas, certo que qualquer outro falharia. Talvez esse secretismo seja a razão do seu nome de família e do seu rosto terem ficado, para sempre, na penumbra.
Em 1487, Pêro da Covilhã foi enviado de Portugal, ao mesmo tempo que Bartolomeu Dias, a descobrir por terra, aquilo que o navegador ia demandar por mar: uma rota para as especiarias da Índia e notícias do encoberto Preste João.
Ao espião esperava-o uma longa peregrinação de cerca de seis anos pelas regiões do Mar Vermelho e costas do Índico até Calecut e, também, pela Pérsia, África Oriental, Arábia e Etiópia, descobrindo povos e culturas em lugares hostis, cujos costumes lhe eram completamente estranhos. Na pele de um enigmático mercador do Al-Andalus, o Escudeiro-guerreiro do Príncipe Perfeito realizou proezas admiráveis que causaram espanto no mundo do seu tempo.
Neste romance fascinante, Deana Barroqueiro convida-nos a seguir o trilho de Pêro da Covilhã na sua fabulosa odisseia recheada de aventuras, amores, conquistas e descobertas inolvidáveis…

Outro dos livros de que vos quero falar não é lá muito natalicio mas é a meu ver um dos melhores romances de Saramago dos últimos anos, falo do seu ´´ultimo romance CAIM. Mesmo que, como de costume, ele se sirva dos livros para atacar Deus e as religiões (por isso é que não é muito natalicio) é ainda assim um excelente livro escrito por um dos melhores romancistas do nosso tempo.











Por fim um autor que desconhecia e que me proporciomou momentos de riso como há muito não tinha.Christopher Moore e o seu magni fico romance O BOBO Um critico resumiu assim a escrita deste autor "Christopher Moore é um homem muito doente, no melhor sentido da palavra.".
Imaginem a história do Rei Lear de Shakespeare... imaginem um filme dos Monty Python... misturem tudo e tem uma ideia do tipo de livro de que vos estou a falar...
HILARIANTE...

Já agora o blogue de que vos falava chama-se Bibliofiliacos é escrito por cinco jovens entre os 35 e os 29 anos e podem visita-lo em http://bibliofiliacos.blogspot.com

Sem comentários: